De preferência procure peixes resistentes como Espadinhas, Molinésia, Lebistes, etc. Um dos motivos e por eles não serem ovinos, ou seja, eles parem os alevinos ao invés de ovos. Apesar do Lebistes serem sensíveis ao frio, em geral são ótimos para criação e procriação. Lembre-se de sempre separar os filhotes dos demais assim que nascerem, ou separe as fêmeas prenhe ou tenha bastante algas e lugares para se esconderem.
- Nunca tire toda a água do aquário.
- A cada 2 ou 3 dias tire 30% de água e reponha para mante-la limpa.
- Caso esteja muito sujo retire a água com os peixes em um recipiente, limpe o aquário utilizando uma bucha nova ou que nunca foi utilizado produto químico.
- Adicione 30% de água limpa filtrada ou da caixa d'água completando com a do recipiente com os peixes para não mata-los, você também poderá usar um produto anti-cloro.
- Em caso de aquários pequenos como o de Beta Macho faça o mesmo.
Para introduzir novos peixinhos em seu aquário pergunte ao vendedor se ele combina, ou seja, não irá agredir ou será agredido pelos que você já possui, ao chegar em casa com seu saquinho deixe-o repousar por 30 minutos sobre a água de seu aquário até que ambos atinja a mesma temperatura, abra o saquinho e adicione de 30 a 50% da água do aquário no saquinho e aguarde mais 15 minutos.