sábado, 25 de junho de 2016

Ótimas Dicas Para Obter Melhor Ranking nos YouTube

As técnicas para potenciar a posição dos vídeos no ranking do Youtube são importantes, uma vez que falamos do 2º maior motor de busca do mundo.

Elementos essenciais que determinam o ranking do YouTube A grande maioria dos profissionais de marketing assumem já que 2014 é o ano do vídeo, e que os próximos anos serão ainda anos de evolução neste tipo de comunicação.

Contudo, para que as marcas possam adoptar a comunicação em vídeo é necessário que conheçam o maior motor de busca do mundo nesta área – o YouTube.

Com milhões de utilizadores que passam horas da sua vida a pesquisar informações, o YouTube é o grande foco das marcas no que toca à comunicação de vídeo, uma vez que mais rapidamente consegue disseminar a sua mensagem.

A verdade é que não basta fazer o upload de um vídeo, como até agora muitas marcas faziam. As estratégias de marketing através do YouTube enquanto motor de busca tornaram-se, com o passar do tempo, cada vez mais complexas, exigindo assim grandes teores de otimização.

Tal como acontece com os restantes motores de busca, o conteúdo deve ser otimizado de forma correta e, ao mesmo tempo, deve ser atraente e original para que os utilizadores o partilharem com as suas redes de contactos.

Assim, para que seja possível utilizar o YouTube como canal de marketing de conteúdo, as marcas e marketers devem ter em atenção alguns pontos chave para ter um melhor posicionamento no ranking do YouTube:

1) Título do vídeo
Tal como acontece nos títulos dos artigos para os blogs, também os títulos dos vídeos colocados no YouTube devem conter uma keyword e devem ser compostos apenas por 5 palavras.

2) Nome do ficheiro de vídeo
Ora, tal como acontece com o upload de imagens para websites e blogs, também os nomes dos ficheiros de vídeo a inserir no YouTube devem ser cuidados e conter as keywords necessárias para obterem um bom ranking.

3) Tags ou Etiquetas
É realmente importante categorizar os vídeos aquando da sua colocação no YouTube, não só porque ajuda o próprio motor de busca a fazer essa categorização, como aumenta a possibilidade do vídeo aparecer na coluna do lado esquerdo do motor de pesquisa.

4) Descrição
Os princípios do Search Engine Optimization aplicam-se também quando falamos dos rankings dos vídeos no Youtube, assim devem ser aplicados igualmente  nas descrições dos vídeos , através da colocação de palavras chave e links para o website, sobretudo nas primeiras linhas da descrição.

5) Visualizações
Como é óbvio a contagem de visualizações pode afetar os rankings dos vídeos, uma vez que um grande número de visualizações ou um aumento repentino significa que o conteúdo é realmente de qualidade.

Assim, o YouTube esforça-se por colocar estes vídeos no topo dos resultados de busca.
ranking de videos YouTube 6) Comentários
A verdade é que, muitos comentários indicam altas taxas de interação e popularidade, por isso, estes contribuem para aumentar o ranking de determinado vídeo.

7) Taxa de retenção
Para perceber o real sucesso de determinado vídeo é necessário analisar a sua taxa de retenção, ou seja, quantos dos utilizadores visualizaram o vídeo até ao fim.
Se o vídeo conseguir manter a atenção dos utilizadores até ao fim, é normal que o motor de busca o considere relevante e o encaminhe para os primeiros resultados de busca.

8) Assinaturas
Outro indicador de conteúdo interessante é o número de utilizadores que subscreveram o canal depois de assistirem ao vídeo. Se conseguir converter muitos utilizadores, o YouTube considerará esse vídeo como digno das primeiras posições no seu ranking.

9) Ações
A taxa de participação elevada, como likes e comentários, é um indicativo de qualidade do vídeo, por isso é tido em conta pelo YouTube.

10) Lista de reprodução “ver mais tarde”
Quando um vídeo é colocado pelos utilizadores na lista de reprodução “ver mais tarde”, é um indicador que o YouTube utilizada para dizer se o vídeo é realmente interessante ou não.

11) Thumbs up
A colocação de polegares para cima e para baixo, são um indicador de feedback por parte dos utilizadores do motor de busca, por isso, se um vídeo tiver um grande volume de thums up, o YouTube transmitirá mais vezes esse mesmo vídeo por ser de qualidade.

12) Backlinks
Assim como o Google, também o YouTube tem as suas ligações de entrada para classificar o seu canal e os seus vídeos.

Ora, a verdade é que estes 12 pontos devem ser tidos em conta por todas e empresas que usam o YouTube, pois uma boa estratégia de optimização é necessária para obter os melhores lugares no ranking dos vídeos do Youtube.

Estas posições cimeiras são importantes, uma vez que podem significar o sucesso ou insucesso de um vídeo, já que , caso estejam nos primeiros lugares a capacidade de se tornarem virais é muito maior.

Além de que os primeiros lugares permitem que, para determinadas keywords o seu produto ou serviço gere reconhecimento, leads e conversões.

Assim tal como para os sites é importante ter boas classificações para aparecer no Google Search, para os vídeos é importante ter um bom ranking no Youtube de forma a ter boa classificação nas pesquisas no motor de busca

2 comentários :

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.