sexta-feira, 1 de julho de 2016

O que é Hard Reset, Soft Reset, Recovery Mode, Download Mode e Como Fazer


Antes de prosseguir
É importante saber que alguns destes modos são necessário ter uma boa noção no assunto, para isso este tutorial foi montado e reeditado algumas vezes para que tudo fique bem explicado, leia-o com atenção e escolha quais das opções irá ajuda-lo com seu problema.

Nota: A tecla de comando "Volume - (menos)" poderá variar com "Volume + (mais)" dependendo da marca e modelo de seu dispositivo (ex: LG, Samsung, etc), portanto se entrar no "Download Mode (leia mais abaixo)" basta remover a bateria, aguardar alguns segundos, inseri-la e tentar novamente.

Importamte: Ao usar o "Download Mode" para update e modificações da sua rom perderá automaticamente sua garantia ou suporte técnico do fabricante do dispositivos, sendo assim, ao brikar o mesmo será inutilizado para a eternidade. O restante dos modos são seguros e excluídos deste aviso.

Sobre Hard Reset e Soft Reset
Muitos já o fizeram, mas não conhecem por nome. E você sabe a diferença do que é Hard Reset e Soft Reset?

Para quem já está a algum tempo ligado no mundo digital dos celulares e tablets, e para aqueles principalmente acostumados a jogar vídeo games, já estão familiarizados com a palavra Reset, que proveniente do inglês, tem como significado resetar, reiniciar, restabelecer, recompor.

Definitivamente quando nos referimos ao Termo Hard Reset, e Soft Reset, estamos nos referindo a voltar o sistema de um aparelho a um estado inicial. Ou seja, ambos servem para voltar seu celular ou outro dispositivo as configurações de fábrica. Mas existem diferenças de segurança e de acesso para essas duas opções, sendo cada uma delas recomendadas para seu caso específico. Fique atento aos detalhes:

O que é Hard Reset e para que serve?
O Hard Reset, traduzido quer dizer resetar em modo pesado, rígido ou difícil. Esta opção em geral é acessada com o parelho desligado, apertando um sequência secreta de teclas. Este processo visa restaurar completamente o sistema operacional do dispositivo , para eliminar qualquer erro pela raiz. Este método apaga tudo o que estiver instalado no telefone, restaurando o sistema aos mesmo padrões de fábrica. Neste caso o sistema operacional e totalmente reinstalado no seu celular após alguns passos, que geralmente envolve apertar uma sequência secreta de teclas para entrar em modo Recovery no aparelho, ou seja, em modo de recuperação.

Quando o Hard Reset e recomendável?
  • Quando o sistema está infectado por vírus.
  • Lento ou travando.
  • Apresentando erros, como aplicativos que se fecham sozinhos.
  • Quando o celular, tablet ou outro dispositivo esta tendo bugs constantes.
  • Quando não liga completamente, ou fica travado na tela de início, geralmente com a logo da fabricante.
Atenção antes de fazer um Hard Reset é preciso saber que ele é um procedimento que apaga todas as fotos, vídeos, músicas, jogos e contatos. 

Hard Reset mais comum em smartphones

Primeiro método - Comando de teclas
O primeiro método usa o controle de teclas de seu dispositivo Android desligado.

Com o aparelho DESLIGADO pressione as teclas
  1. Volume - (menos) - No seu dispositivo poderá ser a tecla "volume +".
  2. Home (tecla central )
  3. Power (liga/desliga)
Quando aparecer o logo do dispositivo solte a tecla power e ao aparecer a tela do "reset" solte todas elas.



Segundo método - Comando de teclas
O segundo método não é tão diferente do primeiro, usa também o controle de teclas de seu dispositivo Android desligado a não ser por uma pequena diferença.

Com o aparelho DESLIGADO pressione as teclas
  1. Volume - (menos) - No seu dispositivo poderá ser a tecla "volume +".
  2. Home (tecla central )
  3. Power (liga/desliga)
Quando aparecer o logo do dispositivo solte a tecla power e pressione novamente (menos de 1 seg) ao aparecer a tela do "reset" solte as teclas.

Terceiro método - Recovery Mode
Uma nota importante é que ao fazer o comando de telas a tela da imagem abaixo poderá ser exibida (terá acesso ao recovey do aparelho em alguns casos).

Com o aparelho DESLIGADO pressione as teclas
  1. Volume - (menos) - No seu dispositivo poderá ser a tecla "volume +".
  2. Home (tecla central )
  3. Power (liga/desliga)
Quando aparecer o logo do dispositivo solte a tecla power e pressione novamente (menos de 1 seg) ao aparecer a tela do "Recovery Mode" solte as teclas.



Neste caso para que não fique confuso e perdido por ter acessado o recovery, basta simplesmente que pressione a tecla "Volume + (mais)" para continuar, selecione a função "Wipe Data" e pressione "Power" brevemente para confirmar. Repita a mesma coisa em "Wipe Cache" e em seguida selecione "Reboot System Now" para reiniciar o dispositivo e prosseguir.



Dispositivos Android compatíveis com este método
Este método foi testados em todos os aparelhos abaixo. Caso seu aparelho não estiver na lista, mas foi bem sucedido, por favor, deixe seu comentário com o modelo do aparelho.
L3 E400, E425, E435, L4 E440, L5 E610, E612, e615, L7 P705, P710, L9 P760, P768, P769

O que é Soft Reset e para que serve?
O significado de Soft Reset, tem haver com reset fácil, ou leve, pois é menos intrusivo ao sistema operacional do aparelho em questão. É um modo de voltar o celular, tablet ou outro dispositivo ao estado padrão de forma mais fácil e mais rápida, mas nem sempre é tão eficaz quanto o Hard Reset. Isto ocorre pois e necessário entrar dentro do menu de configuração do aparelho, e pedir ao sistema final para reiniciar o aparelho em modo de restauração. Este método para resetar o aparelho não é tão eficaz, pois muitas vezes algum erro geralmente causado por aplicativos, ou outro erro desconhecido do sistema impedem o aparelho de chegar ao sistema para podermos fazer o Soft Reset, ficando travados na tela inicial, ou reiniciando toda hora antes de chegar na área de trabalho, ou tela de funções do aparelho.

Quando o Soft Reset e recomendável?
  • Quando o aparelho está funcionando normalmente, mas você quer limpar a memória dele para vende-lo ou passa-lo para outra pessoa.
  • Quando você quiser excluir todos os itens da memória do aparelho, como contatos, músicas, jogos e aplicativos.
  • Quando quer melhorar o desempenho do aparelho que está lento por ter muita mídia em sua memória.
Soft Reset mais comum em smartphones
Este método é sempre usado para liberar a memória do dispositivo. Todos os arquivos da memória interna, aplicativos e contas serão perdidos, no caso dos apps basta baixa-los novamente pelo Google Play Store.

Com o aparelho LIGADO vá em
  1. Configurações ou Ajustes (depende da marca do aparelho, a sintaxe é a mesma).
  2. Fazer backup e redefinir ("Segurança" nos aparelhos mais antigos).
  3. Restaurar dados de fábrica ("Apagar tudo" nos aparelhos mais antigos").
  4. Clique em "restaurar telefone".
Aguarde até que o aparelho reinicie e configure-o novamente


O que é Download Mode e para que serve?
O "Download Mode" ou "Modo Download"  é o modo onde o celular fica pronto para receber código via porta USB. Geralmente as atualizações neste modo são para atualizar a ROM do aparelho, ou mesmo apenas o Recovery (também chamado de Bootloader por alguns).

Com o aparelho DESLIGADO pressione as teclas
  1. Volume + (mais) - No seu dispositivo poderá ser a tecla "volume -".
  2. Home (tecla central )
  3. Power (liga/desliga)
Quando aparecer o logo do dispositivo solte a tecla power e pressione novamente (menos de 1 seg) ao aparecer a tela do "Download Mode" solte as teclas. 

A tela do modo download é sempre a mesma, similar a tela abaixo:

Depois de ler o aviso na tela 1, confirme que deseja ir para o "Download Mode" com Volume UP.
Neste momento, conecte seu aparelho ao USB, e inicie o programa ODIN (exemplo de programa para update e/ou modificações) no seu PC.

Se você estiver com tudo instalado corretamente, ODIN e Drivers USB do seu telefone, a tela que será mostrada é a seguinte:

Por último: Você pode acessar a qualquer instante os modos Download e Recovery, acostume-se a este procedimento para seguir a atualização do seu Android sem sustos.

Este tutorial te ajudou?
Então se inscreva no canal no YouTube e receba mais novidades
Inscrever-se no Canal

Tags: hard reset, soft reset, hard reset no lg optmus, hard reset em dispositivos android, hard reset lg l1, hard reset lg l3, hard reset lg l5,  hard reset lg l7,  hard reset lg l9, hard reset lg l40, hard reset, hard reset em dispositivos android, hard reset lg l1, hard reset lg l3, hard reset lg l40, hard reset lg l5, hard reset lg l7, hard reset lg l9, hard reset no lg optmus, soft reset,

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.