terça-feira, 5 de julho de 2016

Windows 8: como habilitar o efeito de transparência nas janelas

Houve uma série de mudanças visuais ocorridas na nova versão do sistema operacional da Microsoft. No entanto, talvez aquela que você esteja sentindo mais falta seja o efeito causado pelo Aero Glass. Esse recurso tinha uma função estética, que era aplicar as transparências presentes nas janelas do Windows 7 e Vista.
Embora tal ferramenta modifique apenas aspectos visuais do sistema operacional, quem gostava das janelas transparentes pode ter ficado um pouco frustrado com a mudança brusca. Afinal, o Windows 8 voltou ao padrão “opaco”. No entanto, se você está com saudades da aparência antiga, há como simular esse efeito mesmo na nova versão do SO.
Para isso, é preciso instalar alguns programas no computador e realizar umas poucas configurações por meio deles. Quer aprender como fazê-lo? Basta acompanhar o tutorial abaixo.

Pré-requisitos:

  • Programa Aero8Tuner presente no computador;
  • Aplicativo bLend instalado no Windows.

Deixando as janelas transparentes

O Aero8Tuner tem como função permitir que você altere as configurações do recurso Aero do sistema operacional da Microsoft. Com ele, você pode mudar as cores das janelas ou simplesmente desabilitá-las. Da mesma forma, é possível utilizá-lo para alterar o balanço de cores, o que afeta a intensidade dos tons, e forçar o modo Alto Contraste para temas regulares.
Vamos começar alterando as configurações necessárias por meio do Aero8Tuner. Após descompactar o programa no seu computador, execute-o e, como um primeiro passo, marque a alternativa “Enable Window Colorization”. Em seguida, mova a barra de rolagem presente em “Color Balance” até a posição máxima.
Configurando o Aero8Tuner
Por último, marque a alternativa “Force High Contrast Mode”. Então, clique no botão “Save” para que as alternativas sejam armazenadas nos registros do Windows.

Suavizando os efeitos criados

Agora, vamos utilizar o bLend, que é um programa cuja função é ajudá-lo a ajustar a transparência da tela. Dessa forma, vamos melhorar o efeito gerado pelo Aero8Tuner, suavizando a visualização para que fique mais agradável. Esse programa funciona em segundo plano e é necessário estar sempre ativo para aplicar a sua função.
Após executá-lo, ajuste a barra de rolagem presente na alternativa “Global bLending” até a posição 254 (que é o máximo). Em seguida, marque a opção “Start at system booting”, caso você deseje manter o efeito mesmo após reiniciar ou ligar novamente a máquina.
Configurando o bLend
Prontinho! Nesse ponto, as suas janelas do Windows 8 já devem estar completamente transparentes, como na imagem abaixo:

Vale apenas lembrar que é preciso manter o bLend sempre ativo para que a suavização seja aplicada. Caso contrário, as janelas ficam com um efeito “borrado” e desagradável. Se você quiser desfazer as alterações, basta reverter o processo no Aero8Tuner e desabilitar o bLend.

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.