quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Como Namorar um Usuário de Maconha


Apesar de ser um assunto polêmico, vamos assumir: quase todo mundo já namorou ou ficou com alguém que fuma maconha. O relacionamento com um fumante de cannabis não é diferente do que seria com alguém que não fuma e, se o hábito de seu parceiro não for um vício que afete sua vida negativamente, não há razões para lutar contra esse amor. Com paciência, compreensão e informação é possível curtir um namoro com qualquer pessoa, maconheira ou não em apenas 3 passos.

1 - Fazendo contato
1.1 - Conheça-se. Para saber o que quer de uma pessoa, é essencial se conhecer. Comece um relacionamento saudável e com autoconsciência para não arrastar pesos emocionais passados e tensão desnecessária. Saiba o que quer e você dificilmente se enganará com qualquer pessoa.
  • Saiba quais são seus valores. Reflita sobre si mesmo e pense sobre o que é importante em sua vida. Fazer uma lista pode ajudar; pergunte-se “O que é mais importante em um relacionamento?” ou “O que eu não tolero?” e “Como eu costumo me comunicar?”
  • Identifique o tipo de relacionamento que deseja. O que você está procurando: uma relação duradoura ou um caso esporádico? Você conseguiria encarar um namorado que tenha o hábito de fumar? Caso não suporte a ideia, é melhor terminar antes que fique sério.
1.2 - Pense em sua compatibilidade com a pessoa. É comum começar um relacionamento com altas expectativas e tentando impressionar o outro, mas na realidade esse é o momento de averiguar a afinidade entre vocês.
  • Em vez de pensar no progresso dos encontros, por que não pensar em coisas que ambos tenham em comum? Existem gostos e objetivos similares? Vocês gostam de conversar ou passam muito tempo sem saber o que falar?
1.3 - Faça muitas perguntas. A ideia é ter uma boa noção de como a pessoa é, não fazer um inquérito policial. Além da atração, é importante prestar atenção em sinais como agressividade, histórico de instabilidade ou um possível problema de vício e isso deve ser uma regra para o início de qualquer relacionamento. Não caia no engodo de que a maconha é uma porta de entrada para outras drogas, muitas pessoas que a consomem não usam substâncias mais pesadas. No entanto, deixando qualquer tipo de preconceito de lado, perceba se seu parceiro tem um problema de vício.
  • Cerca de um milhão e meio de brasileiros fumam maconha diariamente, portanto não fique espantado se ele fumar um baseado do seu lado já no início. A maconha é uma substância cada vez mais utilizada e aceita pela sociedade e ele provavelmente sabe disso.
1.4 - Não seja preconceituoso. O estigma do “maconheiro vagabundo e lesado” está acabando; muitas pessoas de sucesso têm se declarado consumidores ativos de cannabis. Muitas pessoas acham que os consumidores da erva são lerdos, porcos e só pensam nisso, mas essas informações estão redondamente equivocadas. É claro que existem pessoas assim, mas é uma minoria e iniciar um relacionamento com esse tipo de julgamento pode privá-lo de conhecer melhor uma pessoa única, bacana e com valores próprios.

2 - Criando uma base sólida
2.1 - Seja paciente. A paciência é um aspecto chave de qualquer relacionamento mas, como bem se sabe, consumidores de cannabis podem ter a memória recente afetada.
  • Por exemplo, quando seu parceiro pedir para você repetir alguma coisa, não é porque ele não prestou atenção e sim porque ele está sob influência de uma substância que reduz a capacidade de memorização.
2.2 - Entenda a razão para ele usar cannabis. Muitas pessoas fumam maconha por seus efeitos medicinais e outras, só pelo barato mesmo. Converse com ele e tente entender o motivo para ele gostar de fumar.
  • A cannabis alivia os sintomas e até cura uma porção de doenças. Problemas de pele, câncer, anorexia, dores crônicas, insônia, doenças oftalmológicas... esses são apenas alguns exemplos do que a maconha pode tratar. Repetindo, existem grandes chances de seu namorado fumar por causa do barato, mas pode ser por problemas de saúde também.
2.3 - Informe-se sobre a maconha e seus efeitos. Não hesite em fazer perguntas para seu namorado e amigos, pesquise por conta própria e tente entender os efeitos que ela causa na mente. Isso o ajudará a ver a vida de uma perspectiva mais parecida com a dele e isso fortalecerá a relação.
  • Por liberar dopamina, a maconha faz com que as pessoas se sintam relaxadas e eufóricas e achem graça em tudo. Existem outras sensações possíveis, como paranoia, sensibilidade a sons e luminosidade, aumento do apetite, ansiedade, aceleração dos batimentos cardíacos, dificuldade em se concentrar, diminuição da coordenação motora e capacidade reduzida de concentração. Ela também pode deixar o usuário sonolento depois desses efeitos. Apesar de serem reais, os efeitos não acontecem de uma vez e nem todos os usuários os sentem igualmente. Converse com seu parceiro e descubra como ele se sente.
2.4 - Informe-se sobre a legislação de seu país. As leis sobre o uso de cannabis variam de um país para o outro e conhecê-las pode ser de grande ajuda para evitar riscos desnecessários.
  • No Brasil, ter ou portar drogas é crime. A pena varia de acordo com a substância e a quantidade. Ter um baseado é diferente de ter 5 Kg de maconha; no primeiro caso, o baseado é considerado como uso pessoal e no segundo, os 5 kg são interpretados como venda (ou tráfico). Um baseado renderia medidas alternativas como trabalho voluntário, multa e uma ficha criminal. Mesmo que a pena seja mais branda para o usuário do que para o traficante, não é aconselhável pagar para ver. Evite que seu namorado fume na rua.
3 - Conservando o relacionamento
3.1 - Estabeleça limites. Sejam claros um com o outro sobre o que é aceitável e o que não é. Isso os ajudará a ter uma relação com mais confiança e menos desentendimentos.
  • Digamos que você não suporte fumaça. Use um tom amigável e diga que prefere não ficar por perto quando ele fumar. Um bom parceiro respeita esse tipo de coisa e vocês podem pensar juntos em como contornar isso. Ele pode fumar antes ou depois de encontrar você, ou consumir em forma de comida quando estiverem juntos.
3.2 - Faça sua parte. Já que decidiu ficar com um maconheiro, respeite a decisão dele. Você não é obrigado a ficar com ele se perceber que o hábito está prejudicando o relacionamento, mas tenha boa vontade e faça sua parte para resolver qualquer problema.
  • Acordos dependem da palavra e atitude de duas pessoas. Quando algo incomodá-lo, converse sobre possíveis mudanças para que o relacionamento funcione. Não comece com críticas e acusações, faça sugestões de como seria mais agradável para ambos e esteja aberto a escutar o ponto de vista dele. 
  • Por exemplo, se sente que não tem oportunidades suficientes de vê-lo sóbrio, tente combinar encontros específicos para isso de vez em quando. A não ser que o problema dele seja de saúde e ele precise ficar sob os efeitos da cannabis, passar tempo juntos sem a influência de qualquer substância pode ser uma experiência profunda e íntima.
3.3 - Ceder de vez em quando não significa se omitir. Não abra mão de seu espaço e direito de não fazer algo que vá contra seus valores, principalmente em relação a drogas.
  • Por exemplo, se ele oferecer maconha com insistência demais, ou pedir para você guardar maconha na sua casa, é hora de pesar se vale a pena assumir esse namoro.
3.4 - Divirta-se com seu parceiro. Um dos melhores aspectos em namorar um maconheiro é que eles estão sempre de bom humor e relaxados e os encontros são quase sempre divertidos.
  • Aproveite a hora da larica em uma nova lanchonete ou levando bolos e biscoitos de surpresa. Faça um piquenique!


Dicas
  • Não ache que uma pessoa mudará de personalidade por você. Isso se aplica a todo tipo de relacionamento. Você pode (e deve) conversar e dar ideias de como aprimorar o namoro, mas tenha em mente que forçar a barra e fazê-lo escolher entre a maconha e você não resultará em nada de bom.
  • A maconha pode ser muito útil para tratar doenças e se divertir, mas fumá-la acarreta doenças respiratórias. Caso seu parceiro fume muita maconha e você esteja preocupado pela saúde dele, sugira alternativas mais saudáveis como usá-la no preparo de alimentos e usar um vaporizador. O vaporizador de ervas pode ser caro, mas é um ótimo investimento. Ele aquece a cannabis a uma temperatura baixa e filtra muitas toxinas que a queima liberaria, como o monóxido de carbono.
Avisos
  • Fumar maconha pode causar dependência. Pesquisas revelaram que 37% dos usuários brasileiros são dependentes. Observe se o hábito de seu parceiro o atrapalha em tarefas corriqueiras e busque ajuda profissional, se necessário. 
  • Não o deixe dirigir chapado. A maconha inibe os reflexos e retarda o tempo de resposta. Um estudo demonstrou que motoristas sob a influência dela têm 50% mais de chances de se envolver em um acidente automobilístico.
Gostou? Então compartilhe com seus amigos e se inscreva no Canal no YouTube.

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.