sábado, 7 de outubro de 2017

Como cuidar de um peixe lutador | Betta



O peixe de combate, ou o peixe Betta Splendens, é um peixe de água doce do Sudeste Asiático e especialmente da Tailândia.

Os machos desta espécie são muito bonitos, com barbatanas flutuantes, geralmente em tons azuis ou vermelhos, mas as fêmeas são menos pronunciadas, com cores variando de dourado a marrom e pequenas barbatanas. Nos últimos anos, os Betta estão se afundando como peixe para manter a casa.

O peixe Betta basicamente substituiu os peixes vermelhos mais tradicionais em relação à vida na tigela.

O Lutador Masculino caracteriza-se por ser extremamente territorial e não tolera a presença de outros peixes. Ele, portanto, vive sozinho, ou no máximo com algumas fêmeas de sua própria espécie. Esta é a razão pela qual as lojas geralmente as acham isoladas em pequenas tigelas ou pequenos aquários.

Comparado ao peixe vermelho tradicional vive muito menos. Se mantido perfeitamente e respeitando suas necessidades, ele vive em média em cativeiro 2 ou 3 anos.
 
Dizem que os peixes Betta podem viver apenas 15 cm de água ou em um copo, mas não há nada de errado com ele! Este rumor surge do fato de que Fighting Fish é típico dos arrozais tailandeses, onde a profundidade da água é bastante baixa. Mas em liberdade e em sua terra de origem, o peixe Betta se alonga há muito tempo, embora não muito raso, para nadar.

  Peleando peixe1

Se você decidiu pegar um peixe Betta aqui estão algumas dicas práticas que serão úteis para torná-lo vivo e saudável.

Se você já tem um aquário com outros peixes, evite comprar um peixe macho Betta. Como dissemos, este é um peixe extremamente agressivo contra outros peixes, então em pouco tempo mataria todos os outros componentes do aquário, ou seria mortalmente ferido no choque com peixes maiores e mais robustos.
 
No caso de o peixe Betta especialmente o fascinar, deixe-o viver sozinho ou acompanhado por fêmeas de sua própria espécie, mas apenas se você tiver um aquário de tamanho bastante grande e definido com plantas e rochas onde os peixes podem se abrigar e esconder.

Se o seu peixe Betta vive em uma tigela de vidro clássica, tente fazê-lo o mais confortável possível e reproduza seu habitat.

Coloque-o na parte inferior do recipiente do cascalho especial para aquários, de preferência em cores escuras, e adicione plantas.

Escolha plantas verdadeiras, possivelmente superfície, ou como alternativa às plantas de seda macia.  

O peixe Betta tem longas barbatanas macias que são muito delicadas, com plantas de plástico susceptíveis de serem constantemente feridas, e em pouco tempo haveria feridas micro-infectadas que levariam a uma morte rápida.

Claro, seria muito melhor ter uma bomba para reciclagem contínua de água e filtros especiais, talvez com material natural como a cerâmica, mas se você não tiver e não pretende comprá-lo, lembre-se de mudar a água para o seu peixe Betta dias alternados.
O momento de mudar a água é um momento muito delicado:
  • Pegue seu peixe em um copo separado, na sua água, talvez ajudando com uma tela e prestando atenção para não machucá-lo.
  • Enxágüe a tigela, os seixos e as plantas cuidadosamente.
  • Encha a tigela novamente com a água que você coletou pelo menos 12 horas antes de deixá-la à temperatura ambiente. Existem gotas no mercado para neutralizar o cloro contido na água, usando-os cuidadosamente seguindo as instruções na embalagem. Se você não possui gotas especiais de cloro, coloque a água coletada em um recipiente em uma abertura bastante ampla e deixe-a ao sol durante pelo menos uma hora. Desta forma o cloro se evapora. Esta segunda opção é perfeita nos meses de verão, quando o sol é mais forte e mais quente. Lembre-se de testar a temperatura da água tratada ao sol antes de mergulhar novamente o peixe Betta. Não deve estar muito quente ou muito frio, mas à temperatura ambiente. A temperatura ideal para um peixe-lutador é de 25 ° C.
  • Uma vez que as pedras limpas, as plantas e a água limpa na tigela estão dispostas, é hora de reinserir o peixe Betta. O peixe não deve ser despejado na água, mas deve ser inserido com delicadeza. Se possível, mergulhe todo o vidro onde ele estava momentaneamente esperando seu peixe e deixá-lo sair sozinho nadando.
Outro ponto delicado para o peixe Betta é o alimento. Pegar peixe é basicamente um peixe insectivore, então você terá que comprá-lo para o seu peixe específico. Existem diferentes tipos e formatos:
  • Liofilizados: pequenos insetos secos.
  • Granulado: larvas e insetos, geralmente enriquecidos com vitaminas específicas.
  • Escalas: são pouco usadas para o peixe Betta, porque afundam rapidamente enquanto se estabelecem entre os seixos.
  • Frozen: são encontrados em lojas altamente especializadas em pequenas bolhas simples. Eles são a comida favorita de Betta.
Você pode escolher o alimento que é mais conveniente para você administrar, ou alternar periodicamente entre si. No entanto, não exagere com as quantidades, o seu peixe deve comer apenas uma vez por dia e em pequenas quantidades. Para um Betta de pequeno e médio porte, existem 4 grânulos por dia suficientes.
 
Beta peixes 2  

Embora de tamanho pequeno, o Peixe-lutador é muito inteligente. Se você se acostumar a comê-lo todos os dias mais ou menos ao mesmo tempo, você achará que seu peixe estará esperando por você, e com o passar do tempo você não terá medo de se aproximar das mãos na hora das refeições.
 
Se você fechar o dedo no copo, notará que Betta segue você e está muito atenta aos seus movimentos.

Peixe de aquário em geral, mas em particular o Betta com suas barbatanas coloridas e flutuantes, são muito relaxantes para observar, com seus movimentos fluidos parecem dançar na água. Se você gosta de peixe e aquários, um peixe Betta é uma experiência única, cuidar não é tão complicado, apenas tendo as atenções certas e seguindo sua natureza, lembrando que ainda é um ser vivo e a nenhum gostaria de viver em um único copo de água para a vida.

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.