terça-feira, 4 de julho de 2017

Como Iniciar Uma Criação de Guppy Semi Comercial















Como iniciar uma criação seletiva profissional de Guppies

- Constroi uma estufa específica para este fim (veja projecto anexo)
- Adquire de um criador de confiança : 1 macho e duas fêmeas da mesma linhagem .

Estes peixes, geralmente, só podem ser encontrados em criadores profissionais, membros de associações reconhecidas . São peixes de raça pura, geralmente vendidos em trios - um macho e duas femeas virgens e entregues pelo correio com todas as garantias . Com qualquer outra forma de compra não terás garantia da linhagem do macho, geneticamente falando (recessividade) e as fêmeas devem ser virgens, pois a femea de guppy consegue armazenar diversas crias após um único cruzamento e possui dois úteros distintos, embora muitos criadores afirmem que femeas não virgens prestam-se para a criação , desde que cruzadas com machos reconhecidamente puros . Procura utilizar fêmeas virgens com menos de 5 meses . Os machos não deverão ter a cauda muito grande.

CONDIÇÕES DE HABITAT
Água : pH em 7.2
Temperatura : 25 a 28 º C
Trocas de água : 50 % do total por semana
Iluminação : 15 w para cada aquário (usa uma telha transparente na estufa para aproveitar a luz do dia (medida econômica) .
Plantas : soltas (elódea, cabomba, musgo java, ...)
Aquários : sem substrato (cascalho) com filtragem fraca
Alimentação : 3 vezes ao dia

AQUÁRIOS – DIMENSÕES
Cruzamento : 20 a 30 litros = matrizes principais
Parto A e B : 20 litros (muitas plantas soltas)
Descendentes machos e fêmeas de A e B – 20 l cada (total 4 aquários)
Peixes para comercialização - descartes dos descendentes de A e B
– 200 a 500 litros (caixa d’água) – machos
- 200 a 500 litros (caixa d’água) – fêmeas


O esquema acima traz uma sugestão de cruzamentos entre matrizes e descendentes, afim de que se obtenha um produto final (peixe) que conserve as melhores carcterísticas da espécie. Obviamente existem muitos outros sistemas de cruzamento visando uma melhor selecção genética utilizado por criadores profissionais. Clik na foto para ampliar.

O QUE DEVES SABER PARA INICIAR UMA CRIAÇÃO SELECTIVA PROFISSIONAL DE GUPPIES
Gestação : 30 dias
Maturidade sexual : 3 meses (já se reproduzem) .Coloca as matrizes no aquários de reprodução (trinca) . Após 3 dias separa as fêmeas e coloca-as nos aquários A e B para soltarem as crias (estes aquários deverão estar muito bem plantados) . Os filhotes machos serão colocados nos aquários A1 e B1, respectivamente e os filhotes fêmeas serão colocados nos aquários A2 e B2 . (a separação entre sexo deverá ocorrer antes dos 60 dias de idade) . Após 4 meses escolhe 2 peixes de cada aquário para futuras matrizes reprodutoras. Escolhe machos com corpo largo e bem desenvolvido . Retira os maiores . No caso das fêmeas prefere aquelas com corpo bem desenvolvido, boca bem apontada para cima e nadadeira caudal em forma de leque ligeiramente triangular (nunca redonda ou oval ). Das novas matrizes seleccionadas, escolhe um trio (um macho e duas fêmeas) ou mais (conforme disponibilidade de aquários) e substitui as matrizes originais por estes novos trios.

Descarta as matrizes originais. Comercializa-as. Inicia novamente todo o processo de cruzamento, selecção e descarte. Os peixes não escolhidos para matrizes ocuparão as caixas d’água 1 (machos) e 2 (fêmeas) e serão destinados a comercialização .


O QUE DEVES SABER SOBRE A MONTAGEM DE UMA ESTUFA
O sucesso de uma criação está na montagem de uma estrutura própria para armazenamento dos peixes, separação e manipulação . Em primeiro lugar deves obrigatoriamente ter um espaço reservado na tua casa para a construção da estufa que medirá 3x2 metros com pé direito (altura) de 2,3 metros (no mínimo) .
Assim :

Estufa caseira para a criação de guppies

As paredes internas da estufa deverão ser pintadas com cal, pois isto ajuda na higienização do ambiente. Utiliza telhas de amianto e no mínimo uma telha de fibra plástica transparente para aproveitar a luz do dia dentro da estufa . O chão da estufa não poderá ser de piso de madeira ou carpete. Prefire cimento liso ou piso frio e deverá ser perfeitamente alinhado (estar no nível) .Faça previamente um sistema com ralo grande no chão da estufa próximo às estantes de aquários . Isto facilitará a manutenção. É ideal também que haja uma pequena pia na estufa, ou no mínimo uma torneira com rosca para mangueira. Não guardes rações ou medicamentos dentro da estufa, pois o ambiente úmido e abafado favorece à sua deterioração. Conserva equipamentos como mangueiras de jardim, sifões, reservatórios de água para as trocas constantes (podem ser estes garrafões usados para venda de água mineral). Tem pelo menos uns 6. Jamais utilizes água directo da torneira para fazer a troca parcial nos aquários, a não ser que esta água seja pré condicionada. Guppys adoram trocas parciais e desenvolvem-se muito bem quando elas são feitas umas duas vezes por semana - (25% do total de cada vez, totalizando 50% por semana ).

Monta as estantes para os aquários com madeira – caibro (de boa qualidade) ou então utiliza estantes de aço – tipo de escritório. Podes ainda fazer estantes de ferro e depois pinta-las com anti ferrugem. Existem barras de ferro próprias para isto e o serralheiro poderá fazer. Basta dar as medidas dos aquários que ele as cortará e soldará. Compra as barras de ferro e pede apenas para cortar e soldar (se for num mecânico sai muito mais barato) – verifica o tipo de solda ideal (resistência). Instala alguns soquetes para lâmpadas fluorescentes (com calha). Prende-as na parede que fica atrás dos aquários. Duas lâmpadas fluorescentes para cada três aquários (andar da estante) deve bastar. Deverá haver uma média de 15 watts para cada aquário (entre 10 e 20 watts). No sistema de filtragem poderás utilizar filtragem comum com compressores de ar e filtros de espuma. Biológico (fbf) é impossível – não terás cascalho para segura-lo além de não ser aconselhável. Utiliza divisores de ar ligados as mangueiras que distribuirão o nível de ar que moverá os filtros em cada aquário.


Se utilizares um sistema dry wet, conforme consta no projecto, não te esqueças de instalar registros no canos que levam água para os aquários, a fim de que possas esvazia-los individualmente. A maior vantagem do dry wet é que poderás utilizar um único termostato e bomba submersa dentro dele que filtrarão e aquecerão todos os aquários. Deixa para instala-lo quando já estiveres perfeitamente adaptado com a criação. A maior desvantagem de um filtro do tipo dry wet é que no caso de doenças, todos os peixes estarão submetidos à mesma água e aos organismos patógenos ali existentes. Uma boa solução para minimizar este problema é o uso de um filtro uv integrado ao dry wet. Começa devagar. Caso optes pela filtragem simples, utiliza aqueles aquecedores elétricos que ficam de pé e parecem uma máquina de secar cabelos de mulher (estas que tem em cabelereiro). Este tipo de aquecedor também é utilizado em avicultura . Nesta área existem também opções de aquecedores a gás (bem mais econômicos) chamados campânulas .

foto : macho de guppie endlers adulto - fonte : consta na própria foto
Campanulas utilizadas para o aquecimento de estufas

foto : fêmea de guppy endlers adulta - fonte : consta na própria foto .
Estende um plástico grosso transparente a cerca de 10 cm. abaixo das telhas. Isto ajudará na retenção de calor no interior da estufa. A porta da estufa deverá ser revestida (do lado de dentro) com uma placa de isopor em toda a sua extensão. Isto evitará que ela empene devido ao calor e a umidade. Utiliza um termômetro normal para assegurar que a temperatura média dentro da estufa se mantem sempre entre 30 e 35 º. Segundo experiências de criadores, acredita-se que os Guppus criados em estufas têm as nadadeiras maiores e o corpo um pouco menor do que outros que são criados em tanques ao ar livre.


O QUE DEVES SABER SOBRE OS CUIDADOS COM OS ALEVINOS
Após o parto a fêmea deverá ser retirada do aquário (bem plantado - plantas soltas) onde ficarão os alevinos . Deve ser colocadas num aquário vazio (é por isto que sobram dois na estante do projeto da estufa ) para descansarem durante 3 a 4 dias no período pós parto e devem receber alimentação rica em artêmias neste período. Após isto, já podem voltar ao aquário de cruzamento e reiniciar o ciclo. Espera pelo menos uma semana para trocar os alevinos de aquário e assegura-te que os níveis da água são semelhantes em ambos os aquários . Os alevinos são bastante sensíveis a mudanças bruscas na temperatura ou qualidade da água (pH, kH, etc..). Mantem a temperatura constante de 27 º C para os alevinos .


Ofereçe-lhes, sempre que possível, náuplios de artemia salina e/ou microvermes (vermes de aveia) . Isto acelera o seu desenvolvimento. Alimente-os 4 vezes ao dia em pequenas quantidades. Isto também os faz crescer rápido. As algas fazem parte da alimentação dos alevinos . Neste caso capricha na iluminação e nas plantas para propiciar um bom crescimento de algas. Eles gostam e desenvolvem-se mais na água verde. Mantem a água em óptimas condições de limpeza. Utiliza filtragem fraca, sifonagem e trocas parciais constantes. Após 30 dias os alevinos começam a alimentar-se como adultos .

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.