terça-feira, 4 de julho de 2017

Sobre o Peixe Kinguio


Nome Popular: Kinguio, Kingyo, Goldfish, Peixe Japonês, Kinguio Cometa Cálico
Nome Científico: Carassius auratus, Linnaeus, 1758
Família: Cyprinidae
Origem: Ásia
Sociabilidade: Grupos
pH: 7.0 a 7.6
Temperatura: 18 a 24ºC
Dureza da água: mole a média
Expectativa de vida: Cerca de 10 a 20 anos, já houve registro de um exemplar de 45 anos!
Manutenção: Média
Tamanho adulto: Aproximadamente 20 a 30 cm
Alimentação: Onívora com tendência ao herbivorismo, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer fontes de proteína vegetal para o complemento da dieta, além da ração específica para a espécie. Não são raros os casos de problemas na vesícula gasosa (antigamente chamada de bexiga natatória) em exemplares desta espécie, portanto o cuidado com a alimentação deve ser redobrado.

Dimorfismo sexual: O macho apresenta - quando sexualmente maduro - pequenos pontos na região do opérculo e primeiro raio das nadadeiras peitorais, também conhecidos por Órgãos de Pérola ou Tubérculos Nupciais. A fêmea possui o ventre mais roliço (principalmente em época de desova) e não ostenta os tais pontos. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.

Comportamento:  São calmos e vivem em grupos.
Reprodução: Ovíparo, a fêmea libera seus ovos na água - próximo à superfície - e o macho nada em volta fertilizando-os, estes ovos são aderentes eé recomendado o uso de plantas flutuantes no lago para que eles se fixem em suas raízes e o risco de virarem alimento dos adultos diminua, pelo menos até que sejam separados. Os ovos eclodem em algumas horas e após dois ou três dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.
Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie, a partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se oferecer rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como infusórios, microvermes, náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos de maior porte podem ser oferecidos.
Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes, quando em aquários próprios para reprodução.
Tamanho mínimo do aquário: 200 litros, para um pequeno grupo.
Outras informações: Os melhores companheiros para kinguios são outros kinguios! Existem várias opções de cores das mais diversas variedades que podem ser combinadas para compor uma fauna diferenciada, assim como também existe a opção de manter um grupo de peixes da mesma variedade e cor.
Apesar de necessitarem de uma filtragem redobrada no aquário, é importante que isso não deixe a água muito agitada, pois são peixes de águas mais calmas e a maioria das variedades apresenta nado lento. São peixes que não possuem estômago e produzem muitas excretas, o que contribui para a diminuição da qualidade da água, além de crescerem bastante e estes são alguns dos motivos para precisarem de aquários grandes - ou lagos - para viverem bem!
Como diferenciar as variedades vendidas na RsDiscus:
Black Moor - É a variedade negra do kinguio Telescópio, seus olhos são um pouco menos saltados do que nos outros Telescópios. Esta variedade fica com aproximadamente 25 cm quando adulto, é um peixe de nado um pouco mais lento que o dos outros kinguios.
Bolha - Não possui nadadeira dorsal, seu corpo é mais "reto" e apresenta grandes bolhas em torno dos olhos. Estas bolhas são sensíveis e a pele pode se rasgar com facilidade, portanto cuidado com a decoração do aquário e os companheiros. Esta variedade fica com aproximadamente 15 a 30 cm quando adulto, é um peixe de nado mais lento que o dos outros kinguios.
Cálico - Este termo se refere às escamas do peixe e pode se aplicar a diversas variedades, aparecendo em conjunto com as mesmas. E a mistura de escamas transparentes e metálicas, que produzem um efeito perolado.
Cometa - Seu corpo é alongado e mais delgado que o das outras variedades, sua nadadeira caudal é bifurcada e longa. Esta variedade fica com aproximadamente 25 cm quando adulto e apresenta nado mais rápido que o dos outros kinguios.
Kohaku - Este termo se refere à coloração do peixe, que apresenta o corpo branco, com manchas vermelhas dispersas pelo dorso.
Lionhead - Não possui nadadeira dorsal, apresenta o corpo "reto" e mais curto. O formato diferenciado de sua cabeça chega a cobrir até a área dos opérculos e normalmente demora cerca de 1 ano para se definir completamente. Esta variedade fica com aproximadamente 12 a 15 cm quando adulto, é um peixe de nado mais lento que o dos outros kinguios.
Miracéu - Também chamado de "Celestial", não possui nadadeira dorsal, o corpo é mais "reto" e seus olhos são voltados para cima. Teve origem em uma mutação do kinguio Telescópio, no século 18, esta variedade fica com aproximadamente 15 cm quando adulto.
Oranda - Semelhante ao Lionhead, mas possui nadadeira dorsal. O formato diferenciado de sua cabeça, conhecido por "coroa" - onde a coroa possui o aspecto de uma framboesa - leva um bom tempo para se definir completamente, geralmente após o 2º ou 3º ano de vida do peixe. Esta variedade fica com aproximadamente 20 a 30 cm quando adulto.

Pearlscale - O corpo desta variedade é oval e suas escamas são pronunciadas, lembrando o formato de pequenas pérolas. Esta variedade fica com aproximadamente 15 cm quando adulto.
Pompom - O corpo desta variedade é curto como o do Lionhead e seu nome vem do septo nasal aumentado, que se move de acordo com o movimento natatório. Esta variedade fica com aproximadamente 12 cm quando adulto.
Ranchu - Não possui nadadeira dorsal, apresenta o corpo arqueado e a nadadeira caudal é mais curta. Sua cabeça apresenta um formato diferenciado, conhecido por "coroa" ou "capuz", onde a coroa possui o aspecto de uma framboesa e o tamanho final do capuz pode levar um bom tempo para se definir completamente. Esta variedade fica com aproximadamente 15 cm quando adulto, é um peixe de nado mais lento que o dos outros kinguios.

Ryukin - Sua principal característica é o dorso bem arqueado, esta variedade fica com aproximadamente 15 cm quando adulto.
Telescópio - Sua principal característica é relacionada aos olhos, que são saltados como se fossem um telescópio. Também é conhecida por Demekin, Globe Eye e Dragon Eye Goldfish, sua visão não é tão acurada quanto a das outras variedades e fica com aproximadamente 20 cm quando adulto.
Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.
É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas, são eles o Seachem Ammonia Alert e Seachem pH Alert – ambos disponíveis em nossa área de "Medicamentos e Testes". Todos os outros testes químicos também podem ser encontrados na mesma área supracitada do site.
Igualmente importante é a manutenção constante da temperatura da água para evitar quedas bruscas que podem levar à debilitação do sistema imunológico do animal e ao surgimento de doenças. Esta manutenção é atingida com o auxílio de aquecedores e/ou termostatos – sendo  os últimos mais recomendados, por possuírem um mecanismo que controla a temperatura evitando assim o aquecimento excessivo da água do aquário – e  ela é monitorada utilizando-se termômetros que podem ser tanto internos quanto externos. Acessando a nossa área intitulada "Temperatura" você encontra várias opções de termômetros, aquecedores e termostatos.

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.