terça-feira, 4 de julho de 2017

Sobre o Peixe Mato Grosso

Zoom: A+ A-

Nome Popular: Matogrosso
Nome Científico: Hyphessobrycon eques
Tamanho adulto: 5 cm
Temperatura da água:
23º – 28º C
PH
: 6.8 a 7.3
Alimentação:
São onívoros e  comem de tudo um pouco, rações em flocos, em granulos, alimento vivo como artêmia salina, tubifex.


Reprodução:
Mantenha o pH muito ácido, e use fibra de coco, turfa ou Black water extract (se vende em lojas de aquarismo) para acidificá-la e deixá-la cor de chá, como em seu ambiente natural. A temperatura não deve estar menos do que 26º, use um aquecedor com termostato.
O aquário não pode ficar em local muito iluminado, e não pode haver muito movimento por perto.
Coloque muitas plantas naturais, musgo de java, samambaia d`água, Microsorum pteropus, etc . De preferência plantas que sobrevivam em pouca luz.
Mantenha só eles no aquário, o musgo de java e um cascalho no fundo são importantes, pois os ovos são jogados na corrente pelas fêmeas, são fertilizados e caem no fundo do aquário, se ficarem fora da vista de adultos é melhor.
Se puder, tenha mais exemplares, por serem peixes de cardume, quanto mais melhor, em um aquário de pelo menos 50 litros, com ótima filtragem e trocas de água de 30 % semanais na mesmna temperatura e pH do aquário. Cuidado para não assustá-los na limpeza, mas não deixe o aquário sujar. Basicamente, é isso, o aquário DEVE estar bem estabilizado e equilibrado, quando mais calmo estiver o ambiente, melhor, um dia você terá uma bela surpresa. Se conseguir alevinos alimente-os com náuplios de artêmia ou cistos de artêmia desencapsulados, microvermes, etc.
A alimentação dos adultos pode ser com uma ração de boa qualidade, como Tetra tropical crisps
 


Outras informacões
 Espécie bastante recomendada tanto para iniciantes quanto para veteranos em função de sua grande resistencia e beleza que desenvolve quando em aquários bem montados, além da possibilidade de sua reprodução em aquário, que embora não muito comum pode ser conseguida observando alguns cuidados.

Possui características territoriais bastante acentuadas, por este motivo exigindo atenção quando em aquários comunitários, caso contrário poderá apresentar agressividade, ou conforme as circunstancias, dependendo das outras espécies presentes, um comportamento mais assustadiço permanecendo em áreas isoladas do aquário e as vezes alimentando-se raramente.
Ambas situações evidenciam alterações de seu comportamento natural, exigindo revisão do aquário ou de sua população. Aquários a partir de aproximadamente 40 litros já podem receber um pequeno cardume de Hyphessobrycon eques, porém no caso de aquários comunitários é recomendável que sejam mais espaçosos, proporcionando uma área mínima por indivíduo, além de vegetação que proporciona uma sensação de maior segurança contribuindo com sua melhor adaptação.
Essas características variam também conforme o tamanho do cardume.
Quando em condições ideais apresenta uma coloração muito intensa e avermelhada, geralmente muito diferente da que encontramos nos aquários depósitos das lojas.
Não há uma regra para identificação dos sexos porém acredita-se que os machos sejam proporcionalmente menores e apresentem uma coloração mais intensa.
Ovíparos, a fêmea irá depositar os ovos em alguma parte do aquário sendo fecundados em seguida pelo macho. Por esse motivo se houver intenção de reprodução é importante proporcionar um aquário densamente plantado, ocultando os ovos e alevinos de predadores. Os alevinos aceitam facilmente nauplios de artêmia, micro-vermes e ração em pó.

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.