sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Aquarismo | O que é filtragem biológica

Como o próprio nome indica, é feita por bactérias que utilizam oxigênio para realizar processos como a decomposição de matéria orgânica proveniente de resto de alimentos, folhas mortas, etc.

As bactérias benéficas estão aderidas em sua maior parte em colônias fixadas em qualquer superfície como nos vidros, substrato, enfeites, plantas e mídias localizadas dentro do filtro destinado a filtragem biológica. Existe ainda uma quantidade infinitamente inferior de bactérias em suspensão na água. Elas atuam permanentemente para se ter o equilíbrio desejado em nosso pequeno ecossistema. Resumidamente elas decompõem a amônia (letal para os peixes) em compostos menos tóxicos (Nitritos e Nitratos).
Plantas também absorvem amônia e muito mais rápido que a absorção dos nitratos, possuindo uma competição saudável entre plantas e bactérias pela amônia dissolvida. Para as bactérias benéficas sobreviverem necessitam apenas de um local para se alojarem e nutrientes (Nitrogênio e Oxigênio).
Normalmente as mídias destinadas a filtragem biológica, devem ficar alojadas dentro do filtro logo após a filtragem mecânica, devido a colônia de bactérias já receber água livre de detritos maiores, retidos pela filtragem mecânica. A filtragem biológica, como se pode observar, é vital para o aquário, no entanto, ela ocorre relativamente lenta, principalmente em aquário recém montado ou instáveis.
 

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.