sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Aquarismo | O que é Filtro UV [Ultravioleta]

Propriamente não se trata de um filtro, mas sempre é citado como tal devido a sua eficiência na esterilização da água. Atua através da circulação de água em um recipiente, onde está alocado uma lâmpada ultravioleta. Ela emitirá radiação esterilizante eliminando células vivas (bactérias, algas, etc) que se encontram livremente na água, através da destruição do seu DNA.

Para um melhor aproveitamento da ação da lâmpada UV, devemos ter um fluxo de água lento (ex. uma lâmpada UV 15W, o fluxo deve ser entre 300 a 500 L/H). A troca da lâmpada se faz necessário em vista que ela enfraquece com seis meses de uso interrupto, se tornando cada vez menos eficiente.

Seu uso não é efetivo contra bactérias azuis, petecas ou algas que aderem a objetos. Alguns utilizam interruptamente este filtro, sendo o ideal seu uso somente após o surgimento de algas em suspensão ou quando houver o surgimento de focos de doenças. Seu uso esporádico como preventivo também é uma boa alternativa, aumentando a vida útil da lâmpada UV.
 

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.