sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Aquarismo | O que é filtragem química

Este tipo de filtragem tem como objetivo eliminar substâncias a nível molecular, onde a filtragem mecânica não retém tais substâncias.

Estas substâncias podem ser polarizadas (íons) e não polarizadas (moléculas). Ela é feita exclusivamente pelo carbono ativado (carvão ativado) ou similares, que retêm as moléculas através de micróporos do carvão ativado retirando odores e gases existentes na água.
Muitos aquaristas dispensam o uso da filtragem química devido a absorção de nutrientes requeridos pelo sistema do aquário, como em aquário com plantas. Outros aquaristas são a favor do uso, devido a este esgotamento de nutrientes minerais ocorrer naturalmente com o decorrer do tempo. O fato é que variando o tipo da montagem e necessidade, o aquarista deverá analisar criteriosamente se compensa seu uso.
O uso de mídias destinadas a filtragem química deverá ser suspenso enquanto estivermos administrando medicamentos ou qualquer outro elemento, como fertilizante líquido por exemplo, ele absorverá de modo seletivo prejudicando o resultado esperado.
A quantidade de carvão ativado utilizado poderá variar de 1g/L a 2g/L conforme necessidade, e deve-se trocá-lo mensalmente.
Além do comum carvão ativado, existem outros materiais para a filtragem química como as resinas deionizadoras que possuem uma boa capacidade de absorver íons dissolvidos na água. Apesar de ter um custo relativamente elevado em comparação ao carvão ativado, são melhores por absorver certas substâncias no qual o carvão ativado deixa a desejar.
Atualmente também está disponível no mercado resinas renováveis, elas fazem a mesma função do carvão ativo, porém, pode-se regenerar as resinas após lavagem em água sanitária. A vantagem deste é que seu uso é prolongado. Embora possua valor mais elevado que o carvão ativo, a médio prazo acaba compensando seu uso.
 

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog não é destinado apenas para adultos, portanto não seram admitidos propagandas, linguagem impropria, ofensiva ou obsena que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria e/ou nada que a desperte curiosidade ou a atenção de menores ou contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade.
As pessoas que inflingir estas regras serão denunciadas ao setor de analize de conteúdo do Google podendo ter sua conta encerrada permanentemente.